• Janayna B. R. Fantin

Dia 10 de setembro é o dia mundial da Prevenção ao suicídio

Atualizado: 11 de set. de 2021


Por essa razão neste mês é realizada a campanha setembro amarelo que tem como propósito dar visibilidade aos projetos de proteção a vida, esclarecendo dúvidas e dando apoio a população que necessita de atendimento.


As pessoas com pensamentos suicidas podem ser homens ou mulheres, jovens ou idosos, ricos ou pobres. Mas alguns fatores podem interferir e aumentar esse risco. Primeiramente os indivíduos que possuem problemas psiquiátricos, como transtorno de ansiedade, bipolaridade e a depressão. O alcoolismo e uso de drogas também podem desencadear problemas com suicídio. A falta de objetivos, a solidão e sensação de inutilidade podem afetar principalmente os idosos levando á tentativas de suicídio. Se você está precisando de ajuda, busque apoio de um profissional, ele poderá fazer um diagnostico e receitar um tratamento eficaz para sua situação.


O CVV (Centro de Valorização à Vida) é um projeto que oferece atendimento 24 horas por telefone, e-mail ou chat, o suporte ocorre todos os dias da semana de forma gratuita e sigilosa. Se precisar é só acessar o site: www.cvv.org.br.


Aqui nas cidades gêmeas também existe uma instituição chamada União Pró-Vida que presta apoio as pessoas com ideação suicida, para entrar em contato ligue ou envie um whats para: (42)98815-6081, atendimento das 08:00 às 22:00.


Origem do Setembro Amarelo


Em 1994 nos Estados Unidos um jovem de 17 anos chamado Mike Emme acabou cometendo suicídio. Era um rapaz muito ativo que restaurou um Mustang 68 pintando-o de amarelo. Sua família e amigos não notaram que Mike tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram impedir sua morte. Em seu velório os amigos fizeram uma cesta com cartões enfeitados com fitas amarelas com a frase “Se você precisar, peça ajuda”. A partir deste dia criou-se um movimento de prevenção de suicídio, pois os cartões foram parar nas mãos de pessoas que necessitavam de ajuda. Baseado nesta história triste o laço amarelo foi escolhido para simbolizar a luta contra o suicídio.