• Jovem Pan FM União da Vitória

Neste sábado (23) é o dia D do Outubro Rosa em União da Vitória


A Secretaria de Saúde de União da Vitória realiza neste sábado, 23, o Dia D da Saúde da Mulher. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8h às 16h para fazer a realização da coleta do exame preventivo e solicitação de mamografias.


Durante o dia D será feita a coleta do exame preventivo de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos e também a solicitação de mamografias de rastreamento para mulheres acima de 50 anos, e para mulheres que tiverem casos de câncer na família, será feito o agendamento médico para fazer o rastreamento.


De acordo com o secretário da saúde, Fernando Ferencz, a realização do exame preventivo, tanto de colo de útero, quanto a mamografia são de extrema importância, “a realização desses exames preventivos ajuda no diagnóstico precoce de câncer, o que faz com que sejam tratados o mais rápido possível, e consequentemente aumentar as chances de cura”, afirmou Fernando.


O secretário também afirmou que as mulheres não devem procurar apenas no mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde, mas também em todos os meses do ano para fazer os exames e cuidarem da sua saúde.


Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo de colo de útero?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.


O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (posto de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico ou a enfermeira.


Para fazer o exame a mulher precisa seguir algumas as orientações:

- Não estar menstruada;

- Não estar usando pomada e cremes vaginais;

- Não ter relação sexual dois dias antes do exame;

- Não realizar ducha higiênica no dia da coleta.


Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de União da Vitória