• Jovem Pan FM União da Vitória

União da Vitória terá ações voltadas para o Outubro Rosa


A Secretaria de Saúde de União da Vitória fará durante todo o mês de outubro ações voltadas para a divulgação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero.


Entre as ações está a divulgação sobre a conscientização do autoexame da mama, e também o agendamento de exames de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 50 anos. Esse ano, também será realizada a busca ativa de todas as mulheres de 25 a 64 anos que não realizaram o exame preventivo nos últimos 3 anos.


No dia 23 de outubro, das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde do município, será realizado o Dia D para a coleta do exame preventivo e solicitação de mamografias.


Atenção para as orientações:

- Não estar menstruada;

- Não estar usando pomada e cremes vaginais;

- Não ter relação sexual dois dias antes do exame;

- Não realizar ducha higiênica no dia da coleta.


A campanha:


O Outubro Rosa é uma campanha internacional com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.


O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em até 95% as chances de cura!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas.


Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de União da Vitória